Rampa de Timbui (Santa Leopodina)

 

 Sta Leopoldina

 


 

Local: Sítio Boa Vista – local chamado Santa Lúcia – Distrito Djalma Coutinho – Santa Leopoldina.

Altitude da montanha: 800 metros

Desnível decolagem / Vertical Drop: 600 metros

Quadrante / Wind Direction: NE|E|SE 

WayPoint: 20° 2’16.51″S S – 40°28’23.10″O (Google)

Acesso: 10,4 KM até a rampa de estrada de terra boa. Inicio do mapeamento com marcação da distância para chegar até a rampa via BR101 Norte com zeramento do odômetro do veiculo iniciado no posto de combustível KIKIXI – Posto BR (1º posto de combustível a esquerda após a PRF – polícia rodoviária federal da Serra).

Como chegar

0 KM – Inicio Posto Kixiki, 3KM – Entrar a esquerda (Saída da BR101 e entrada na estrada de terra), 4,3KM – Entrar à direita (Após 1ª ponte de madeira), 5,5KM – Entrar à direita – (Após ponte de ferro antiga), 8,1KM – Entrar à direita (Sitio Breda), 8,5 – Entrar à direita (Pousada Lua Nova), 10,1KM – Entrar à esquerda (Trevo Cacau) e 13,4 – Entrar esquerda (Ultimo trevo).

 

Decolagem: Excelente em área gramada podendo decolar até 4 parapentes de cada vez.

Pouso: Amplo, sem montanhas na frente para rotorizar, localizado em frente ao Sitio Monte Sião (Antiga Pousada Lua Nova) com estrutura de hospedagem, tobo-água, pesque-pague, passeio cavalo, etc.

Melhor Época : Dezembro a Setembro 

Clube Responsável: AVLES (Associação de Vôo Livre do ES), procurar Pedro de Abreu e Silva, instrutor responsável pela rampa – telefone 27 9933-8777 ou www.up2fly.com.br.

Prós: Cachoeira e lago na rampa e vista eterna para a baia de Vitória-ES. O lugar é surpreendente, altitude 600 metros (na decolagem), com vista de mais de 180 graus, desde o Morro do Mosteiro Zen Budista até parte da Praia do Canto em Vitória. Excelente lugar para prática de esportes de aventura ecologicamente corretos, como: montain bike, escalada, cavalgadas, caminhadas ecológicas com fins de educação ambiental, e turismo de contemplação, meditação, haja vista que o lugar emana muita calma e prazer. Grande área de mata atlântica preservada, vôo muito bonito, condição de sobrevôo numa cordilheira que fica de frente para a Baia de Vitória(ES), com visual incrível e possibilidade de XC (Cross Country).

Contras : Dificuldade de acesso para carros pequenos com tração dianteira, local pouco freqüentado pelos pilotos do estado. Como o vôo é de vale, cuidado com ventos fortes acima de 28 km principalmente vindos de Norte, Sul e Sudoeste. Nestas condições voar perto da montanha e o momento do pouso costuma ?car bem turbulento. Nestas condições não é recomendado para pilotos com pouca experiência.

Inf. Gerais / General Info: Boa infra-estrutura hoteleira, a região de Santa Leopoldina é recheada de cultura com seus casarios antigos da época colonial como também inúmeras cachoeiras para se visitar na região. Excelente proximidade com a Capital Vitória (ES) – 55 km apenas.

Recordes / Records: 80 km – Frank Brown – 8 vezes Campeão Brasileiro – Saiu da Rampa de Santa Leopoldina e terminou pousando na rampa de Alfredo Chaves, com possibilidade de continuidade do seu vôo.

Informações por / Information by: Pedro de Abreu e Silva – Instrutor Cat A, examinador e vôo duplo. Registro DAC G089. 

 

INSTRUTOR RESPONSÁVEL:

Pedro de Abreu e Silva

UP2FLY Escola de parapente – www.up2fly.com.br

27 9933 8777

 

VÔO DUPLO

Pedro de Abreu e Silva

UP2FLY Escola de parapente – www.up2fly.com.br

27 9933 8777 

 

Zenilson Rocha

http://www.zrsistemas.com.br/vooduplo

27 9881 9130 / 8817 1917 

 

 ONDE COMER E FICAR

Site oficial Santa Leopoldina – ES